Pular para o conteúdo principal

ESPORTES DE AREIA



 1 - VOLEI DE PRAIA

Derivado do vôlei praticado na quadra, o vôlei de praia surgiu como uma improvisação e como forma de diversão nas areias da Califórnia, nos Estados Unidos, por volta dos anos 1920. Logo a modalidade começou a se expandir e a ter adeptos dentro e fora dos EUA e as primeiras partidas oficiais foram realizadas em 1947. Em 1950 veio o primeiro Circuito, composto por cinco etapas jogadas em praias californianas. No Brasil, a modalidade começou a ser praticada em 1930, de forma amadora, nas praias de Copacabana e Ipanema, no Rio de Janeiro. Em meados de 1950 começaram a ser realizados os primeiros campeonatos amadores masculinos nas areias das praias cariocas.  

O sucesso do circuito californiano motivou a criação da California Beach Volleyball Association (CBVA), em 1960, que impulsionou a prática do vôlei de praia e promoveu o crescimento da modalidade. Os anos 1980 marcaram a afirmação do esporte em todo o mundo. No Brasil, atletas olímpicos consagrados trocaram as quadras pelas areias e, na Austrália, foi criado o primeiro circuito profissional. Com diversos praticantes em todo o mundo, o vôlei de praia tornou-se modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996. E foi justamente nesta edição que o Brasil entrou para a história da modalidade ao realizar a final feminina: Jaqueline e Sandra venceram Mônica e Adriana Samuel e fizeram a dobradinha brasileira no pódio olímpico com ouro e prata, respectivamente. 


FONTE: https://www.cob.org.br/time-brasil/esportes/1-volei-de-praia


2 - FUTEVOLEI


O futevôlei é um jogo onde duas equipes, compostas por dois a quatro jogadores cada, competem em uma quadra de areia dividida por uma rede. O objetivo é passar a bola por cima da rede usando apenas os pés, cabeça, ombros, peito e outras partes do corpo, exceto as mãos e os braços. A ideia é fazer com que a bola toque a quadra adversária para pontuar, enquanto a equipe adversária tenta evitar que isso aconteça.


FONTE: https://www.academiaunique.com.br/post/o-b%C3%A1sico-sobre-futev%C3%B4lei


3 - BEACH TENNIS


O beach tennis foi criado em meados de 1987 na província de Ravennana, na Itália. Em 1996 o esporte começou a se profissionalizar. Atualmente, este esporte tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos. Segundo a ITF ele é praticado por mais de 1,8 milhoes pessoas espalhadas em todos os continentes, independentemente de sexo e idade.

A modalidade chegou ao Brasil em 2008 no estado do Rio de Janeiro. Desde então, o beach tennis vem crescendo rapidamente para outras cidades litorâneas brasileiras. Ganhou popularidade, inclusive, nas cidades não praianas. Hoje temos o Beach tennis sendo praticado nos 27 estados brasileiros, com nossas 26 federações e 1 associação trabalhando no fomento e desenvolvimento da modalidade. Segundo a ITF, o Brasil junto com a Itália o país criador da modalidade , são as maiores força do mundo neste esporte.

FONTE: https://www.cbt-tenis.com.br/beachtennis/attached/93


ARTIGO PARA LEITURA: https://www.fundesporte.ms.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/Curso-de-capacitacao-Fundesporte-Esportes-de-Areia.pdf


Comentários